quinta-feira, 10 de abril de 2008

Novo Serviço "Pergunte-nos" dos Serviços de Documentação da UM

Esta semana lançamos a nova versão do serviço "Pergunte-nos", que tínhamos iniciado no ano lectivo de 2003/04.

Pergunte-nos é o serviço de referência disponibilizado pelos SDUM, destinado a fornecer apoio individualizado aos membros da Universidade do Minho sobre os recursos bibliográficos disponíveis em linha e a responder a questões gerais relacionadas com as condições de utilização das bibliotecas U.M.

Até agora, este serviço apenas era disponibilizado através de correio electrónico e do atendimento "tradicional" (telefónico e presencial). A partir desta semana passamos a oferecer, a título experimental, duas novas modalidades de contacto à distância através da Internet, com resposta em tempo real, via Live Chat (comunicação escrita) e via Skype (comunicação por voz), e uma equipa mais ampla de técnicos profissionais e técnicos superiores de biblioteca e documentação.

Qualquer pessoa com ligação à Internet pode falar em tempo real com o técnico de serviço, que procurará prestar o melhor apoio e/ou orientação na identificação dos recursos bibliográficos e serviços da biblioteca adequados à situação.

Neste período experimental, até ao final do ano lectivo, estas duas modalidades de contacto estarão disponíveis de 2ª a 6ª feira, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Em função dos resultados observados durantes os três próximos meses, que aguardo com expectativa e curiosidade, decidiremos sobre o funcionamento do serviço a partir do próximo ano lectivo.

Nos primeiros dias a procura tem sido diminuta, mas isso é natural e já esperado. Veremos como serão as próximas semanas.


4 comentários:

António Amaro das Neves disse...

Pois seja muito bem aparecido!

Luísa Alvim disse...

Finalmente "emigrado"!
Parabéns pela entrada no ciber, pela postura com que entraste, e pelo que comunicas e partilhas. Aprendi bastantes coisas pela leitura e pelos links (já existes desde 28 Março!)
Se te assumes como 0.2, o que seremos nós comuns dos mortais no ciber: um número negativo. Das primeiras vezes que ouvi falar na Internet, para além de ouvir em casa, foste tu que me deste o 1º curso. Foi um curso que rotulei de ficção científica, variante da informação contemporânea. Mas era mesmo verdade o que dizias, só acreditei há poucos anos...Tu já tinhas descoberto o "espaço" antes de todos os profissionais da informação que conheço. Conto contigo para ver este espaço com os olhos de um cibertecário descobridor de novos mundos. Obrigada por estares aí.

Unknown disse...

Caro amigo,
Ciberfelicitações pela tua nova aposta e obrigada por esta nova forma de partilha que tem sido sempre um traço do teu carácter como profissional. Li todos os posts com muito interesse, sempre a aprender.
Bjs e abraços
Rosa Barreto

Eloy Rodrigues disse...

Obrigado a todas pelas calorosas boas vindas.
Que este "encontro" na blogosfera facilite outros encontros e colaborações entre nós.

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.