quinta-feira, 3 de abril de 2008

Open Repositories 08


Estou a participar na Conferência Open Repositories 08 em Southpamton. É uma grande conferência com muitos participantes (mais de 400). A conferência, e as discussões que proporciona têm sido interessantes, apesar de com uma comunidade tão vasta existir alguma dispersão de interesses e perspectivas que acaba por ter um impacto negativo na qualidade e "produtividade" do evento.

Para além dos contactos e conversas com outros participantes, e nomeadamente com os nossos parceiros do projecto DRIVER, os aspectos mais interessantes da conferência tem sido:
- a rede social da conferência,usando um software de "socialização";
- o repositório da conferência onde se encontram todas as comunicações;
- a sessão sobre as questões do uso dos repositórios e das métricas da ciência (a comunicação do Bollen e Van de Sompel mereciam um comentário mais desenvolvido...)
- a demonstração vencedora (ver vídeo) do Repository Challenge (prémio de $5000), desenvolvida por Dave Tarrant e Tim Brody de Southampton e Ben O'Steen de Oxford, que demonstraram que a informação pode ser facilmente transferida entre repositórios (no caso repositórios Eprints e Fedora). A movimentação de dados entre repositórios foi realizada usando o emergente ORE (Object Reuse and Exchange), que aliás parece ter atraído muitos participantes para a sessão especial no último dia.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.