terça-feira, 27 de maio de 2008

RepositóriUM continua no top dos repositórios mundiais

Foi hoje publicada a nova edição do Ranking Web of World Repositories, inserida no Webometrics Ranking of World Universities, elaborado pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas, o maior organismo de investigação científica de Espanha, que pretende medir o impacto e a visibilidade das universidades na Web.

Nesta nova edição , o RepositóriUM mantém o 11º lugar em termos mundiais absolutos (que já ocupava no primeiro ranking publicado em Janeiro de 2008), apesar das alterações do universo de repositórios em análise e das mudanças na metodologia de cálculo do ranking.

Aliás, o repositório institucional da Universidade do Minho, manteve ou reforçou até a sua posição em termos relativos nesta nova versão. De facto, considerando apenas os repositórios institucionais, ou seja excluindo os repositórios temáticos e/ou colectivos (como o Arxiv, Social Science Research Network, Research Papers in Economics, E-Lis e CiteSeer), que ocupam os primeiros lugares por congregarem as publicações de milhares de autores de múltiplas instituições, o RepositóriUM ocupa o 6º lugar em termos mundiais, o 4º em termos europeus e o 1º a nível nacional (em termos nacionais, para além do RepositóriUM no Top 300 apenas consta o Depósito de Teses e Dissertações da Biblioteca Nacional na 185ª posição).

São portanto resultados muito animadores para a Universidade do Minho e para toda a equipa dos Serviços de Documentação. E são um estímulo para melhorar e aumentar o nosso trabalho, garantindo que continuamos a potenciar a visibilidade da produção científica originada na U.M.

Mas desde já é necessário ter a consciência que, a prazo, será impossível que o RepositóriUM continue a ocupar estes lugares de topo a nível mundial, à medida que as Harvards e Oxfords deste mundo começarem a "povoar" os seus repositórios (o que já está a começar a acontecer). Não é possível que o repositório da universidade que ocupa a 333ª posição no Webometrics Ranking of World Universities, ocupe por muito tempo o 11º lugar (e o 4º lugar entre universidades) no Ranking Web of World Repositories.



1 comentário:

Luiza Baptista Melo disse...

Congratulações a toda a equipa do RepositóriUM!
É com enorme satisfação que identifico iniciativas que são um orgulho para os serviços de informação académicos portugueses. Faço votos para que mais projectos deste tipo se associem e sigam este pioneiro exemplo de excelência.

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.