segunda-feira, 30 de junho de 2008

Coimbra é uma lição...


Está neste momento a ser apresentado o "Estudo Geral - Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra", de acordo com o anúncio realizado pela UC.

Na página principal deste novo projecto da Universidade de Coimbra pode ler-se:

"ESTUDO GERAL é a designação do repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra, cujo objectivo consiste em divulgar conteúdos digitais de natureza científica de autores ligados à Universidade de Coimbra. A sua criação insere-se no movimento de Acesso Livre à Literatura científica (Open Access), ao qual o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas aderiu em 2006. Nesse contexto, foi recomendada a criação de Repositórios Institucionais e a definição de políticas institucionais de depósito das suas publicações científicas e académicas. A Universidade de Coimbra subscreveu estes princípios no início de 2007 e, à semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, tem o maior interesse em aumentar a sua presença na rede informática mundial, sendo cada vez mais - e também por essa via - um emissor de conhecimento e cultura."

É com muito prazer que anuncio este novo repositório português, de uma das maiores e a mais antiga das Universidades portuguesas. Parabéns e votos de muito sucesso a todas as pessoas da Universidade de Coimbra envolvidas neste projecto.

Espero que a abertura do Estudo Geral no último dia do primeiro semestre seja um bom prenúncio para o que se irá passar no segundo semestre de 2008 no domínio dos repositórios em Portugal.

Neste caso, Coimbra foi mesmo uma lição, mas de sonho e inovação...

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.