quinta-feira, 19 de junho de 2008

DRIVER - Conduzindo os repositórios europeus

O projecto DRIVER (Digital Repository Infrastructure Vision for European Research) divulgou hoje oficialmente (ainda que a Press Release já estivesse pronta desde a reunião do Steering Committee em que participei no dia 13 em Bruxelas) a disponibilidade do software D-NET v1.0. A versão portuguesa da Press Release está acessível aqui.

O D-NET é um pacote de software, disponibilizado sob uma licença Open Source Apache, que oferece um conjunto de serviços e funcionalidades para administradores, fornecedores de serviços (service providers) e utilizadores de repositórios.



Julgo que este produto do projecto DRIVER pode ser um primeiro contributo importante para a afirmação dos repositórios como um dos componentes fundamentais dos sistemas de informação que suportam a designada e-ciência.

Para além do software agora divulgado o DRIVER produziu umas importantes Guidelines para os repositórios (cuja tradução portuguesa deverá ficar acessível nas próximas semanas), bem como inúmeras publicações, materiais de suporte e divulgação e vários outros recursos úteis para as comunidades associadas aos repositórios. Recentemente foi também disponibilizado pelo DRIVER um interface de pesquisa em mais de 70 repositórios científicos europeus, entre os quais o RepositóriUM o repositório institucional da Universidade do Minho.

Depois de uma breve referência ao projecto no post sobre o Leo Waaijers, esta é verdadeiramente a primeira vez que escrevo sobre o projecto DRIVER neste blog. Mas, uma vez que participo no projecto, dado que a Universidade do Minho, através dos Serviços de Documentação, integra o consórcio DRIVER II, não será certamente a última.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.