terça-feira, 17 de junho de 2008

E Viva Madrid, E Viva Espanha


Os últimos meses, e em particular as últimas semanas, têm sido férteis em iniciativas e notícias animadoras relativamente ao Acesso Livre à literatura científica e aos repositórios institucionais em Espanha (a maioria das quais desenvolvidas em Madrid e impulsionadas por Alicia Lopez Medina- que mantém o Blog Open Access) .



Como não tive oportunidade de ir registando todos os desenvolvimentos à medida que eles aconteceram fica neste post uma breve síntese dos que considero mais importantes:

- Foi divulgado o portal nacional de repositórios de Espanha - Recolecta : Recolector de Ciencia Abierta. O portal Recolecta, uma iniciativa conjunta da Red de Bibliotecas Universitarias (REBIUN) e da Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECyT), é o segundo portal "meta-repositório" de Espanha, depois do portal e-ciencia integrado nas iniciativas Madrid+d da Comunidad Madrid, que funciona há quase um ano;

- A Comunidad Madrid adoptou uma política/mandato de Open Access, na convocatória para financiamento de grupos e projectos de investigação no âmbito do CSIC (o Consejo Superior de Investigaciones Cientificas). De acordo com o ponto 4.3 dessa convocatória (cujo texto integral se pode ler aqui) cada "grupo de investigación deberá facilitar la publicación en abierto de sus resultados de investigación en el repositorio institucional: Digital.CSIC"

- A Universidad Rey Juan Carlos I adoptou também uma política mandato de Acesso Livre, através de uma Resolução do seu Reitor, datada de 20 de Maio, em que se estabelece que " el grupo de inves­tigación deberá facilitar la publicación en abierto de sus resultados de investigación en el repositorio institucional “BUniversidad Rey Juan Carlos-DIGITAL”, (http://eciencia.urjc.es/dspace/) de la Universidad Rey Juan Carlos que cuenta con el apoyo de la Comunidad de Madrid, realizando el autoarchivo o aportando una copia digital de los documentos de trabajo, resultados de experimentos, comunicaciones a congresos, artículos científicos, etcétera, que se vayan generando a medida que avance la investigación". O texto integral da resolução pode ser lido aqui.

- Finalmente, foi hoje mesmo divulgado um novo repositório espanhol, desta vez para recursos educativos abertos. O repositório Agrega é financiado por vários ministérios do governo espanhol e os governos das comunidades autónomas e tem como destinatários os alunos e professores do ensino secundário e primário. Não sendo um repositório científico, é no entanto mais um sinal da afirmação generalizada do acesso livre ao conhecimento.


Quanto a casamentos não me posso pronunciar, mas os ventos de acesso livre que sopram de Espanha são definitivamente bons!

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.