quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rumo ao futuro


Foi divulgada a primeira versão (beta) das especificações e documentos de implementação do OAI-ORE.

Estes são os primeiros documentos que resultam do projecto da Open Archives Initiative (OAI), designado Object Reuse and Exchange (OAI-ORE), cujo objectivo é o desenvolvimento de normas para a identificação e descrição dos designados objectos digitais complexos ou compostos - agregações de recursos informativos distribuídos combinando diferentes tipos/formatos como texto, imagens e dados.

O estabelecimento desta normalização é indispensável para permitir o desenvolvimento de aplicações que permitam a manipulação e gestão desses objectos digitais compostos. E tal como sucedeu com a definição do protocolo OAI-PMH, se a motivação principal e a primeira área de aplicação será provavelmente a académica e científica (nomeadamente o sistema de comunicação científica), o potencial de aplicação do OAI-ORE é muito mais amplo.

Na discussão e definição do OAI-ORE estiveram envolvidos vários especialistas do mundo científico, da publicação, das bibliotecas digitais. No entanto, os dois principais mentores são Carl Lagoze e Herbert Van de Sompel, nomes que só por si indiciam a importância da iniciativa (basta recordar que Van de Sompel foi o criador dos OpenURL e co-autor, com Lagoze, do OAI-PMH).

É pois um vislumbre aos repositórios e sistemas de informação do futuro, quando, do ponto de vista social, ainda não conseguimos aproveitar integralmente as potencialidades das normas e protocolos criados há quase 10 anos (o OAI-PMH foi criado a partir de uma reunião em Santa Fe em 1999 e a primeira versão do protocolo foi tornada pública em Janeiro de 2001).

Faltam ainda muitos objectos "simples" (nomeadamente as publicações científicas como os artigos de revistas e comunicações a conferências) aos actuais repositórios!

2 comentários:

MCA disse...

Eloy, tenho andado muito por fora e só hoje tive conhecimanto do seu novo blogue. Muito sucesso!

Eloy Rodrigues disse...

Obrigado Clara!

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.