quinta-feira, 26 de junho de 2008

Stanford Stands for Open Access


Acaba de ser anunciado mais um importante mandato de uma universidade dos Estados Unidos. John Willinsky, um dos pioneiros e dos mais reconhecidos defensores do acesso livre ao conhecimento, mentor do projecto PKP, anunciou hoje, no decurso da sua intervanção na conferência ElPub, que a Stanford School of Education definiu um mandato de auto-arquivo.

Ainda não conheço mais detalhes, mas este é mais um importante passo em frente no Open Access. Depois de Harvard, também Stanford define uma política mandatória.

Porque esperam centenas de universidades europeias e mais de uma dezena de universidades portuguesas? No caso português, eu compreendo que no meio de todos os problemas e dificuldades que as universidades atravessam (em particular o garrote financeiro que lhes está a ser imposto), não seja fácil prestar a devida atenção a temas como este. Mas é exactamente nos tempos de dificuldades que é mais importante ter a coragem e a sabedoria de tomar decisões sobre temas estratégicos (e a valorização, através do aumento da visibilidade e acessibilidade, da sua produção científica é certamente uma questão estratégica para cada universidade) e não apenas fazer a gestão dos problemas do dia a dia.

E depois da Declaração do CRUP sobre o Open Access em Novembro de 2006, das recomendações da EUA deste ano (que já referimos) e dos exemplos que nos vêm chegando nos últimos meses, só posso esperar que diversas universidades portuguesas tenham a lucidez e a coragem de dar também um passo em frente, definindo políticas que requeiram o depósito da produção científica dos seus membros, em repositórios de acesso livre.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.