sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Evangelizações universitárias



Mais duas sessões de “evangelização”, ou “arqui-evangelização”, como chamaria Stevan Harnad, para as vantagens do acesso livre e dos repositórios institucionais, para a sua importância estratégica para as universidades e para os investigadores individuais, desta vez na Universidade Nova de Lisboa.


Primeiro numa reunião do Senado, para uma audiência de decisores, e depois na Faculdade de Ciências e Tecnologia, para uma audiência maioritariamente composta por docentes e investigadores. No final da minha exposição as questões foram as “habituais” nestas sessões: custos dos repositórios no caso dos decisores, copyright e futuro das revistas científicas no caso dos investigadores.

Questões que mais uma vez revelam as dúvidas, mitos e temores que em parte explicam a relativa lentidão com que o Open Acess tem avançado desde que, há cerca de 5 anos, entrou definitivamente na agenda académica e política.

Mas ou os meus olhos e ouvidos estavam particularmente optimistas e complacentes, ou pareceu-me notar, tal como já aconteceu na sessão que realizei na Universidade de Girona em 26 de Setembro, que a minha “mensagem” foi melhor compreendida do que seria há uns meses ou há um ano atrás. Pelo menos já não surgiram objecções ou cepticismos, e toda a gente com que falei nas sessões e para além delas, afirmou reconhecer a importância do tema.

Espero ter razão para esta minha apreciação optimista, mas só o tempo permitirá averiguar isso. Se tiver razão, então existirão melhores condições para que a FCT e a UNL adoptem brevemente políticas corajosas e para que, consequentemente, o(s) seu(s) repositório(s) cresça(m) de forma significativa e sustentada. A ver vamos...

No imediato ficou a esperança de ter contribuído para isso, e o prazer de rever colegas e amigos da UNL.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.