sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Google integra características do Google Scholar










Através de uma mensagem do Les Carr, tomei ontem conhecimento de uma importante notícia, que aparentemente já tinha sido divulgada em Agosto (nomeadamente através deste post), mas que me "escapou" no período de férias.

O
Google integrou no seu motor de busca genérico características e funcionalidades até agora apenas presentes no Google Scholar como:
  • O nome do (primeiro) autor
  • Links para os artigos que o citam
  • Links para artigos relacionados
  • Links para outras versões
Para os repositórios institucionais de acesso livre isto são excelentes notícias!

É verdade que o Google já incluía nos seus resultados os documentos dos repositórios, mas estas novas funcionalidades e características, até agora apenas disponíveis no Google Scholar, irão certamente aumentar a visibilidade e usabilidade dos documentos arquivados nos repositórios.


É que apesar da existência de bases de dados e motores de pesquisa especializados em informação científica e académica (como o
OAIster, o portal do DRIVER, e o Google Scholar), a percentagem de pessoas (incluindo investigadores e académicos) que os utiliza, comparativamente com os que usam o Google, é diminuta.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.