sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

E Viva Espanha!

Depois do meu post no ano passado E Viva Madrid, E Viva Espanha, é com grande alegria e excitação que divulgo a informação, que acabo de receber. O anteprojecto da nova lei espanhola da ciência (Ley de la Ciencia y la Tecnología) contém um artigo sobre o OA, requerendo o arquivo em repositórios das publicações que resultem de projectos com financiamento público, e a sua disponibilização em Acesso Livre com um período de embargo que não poderá ser superior a 6 meses!

O texto do anteprojecto está disponível aqui.

São notícias excelentes e animadoras, e que me dão uma alegria particular por pensar que as mais de uma dezena de palestras e apresentações "evangelizadoras" que realizei em 2007 e 2008 (sobretudo na Comunidad Madrid e na Catalunha) para universitários e políticos, poderão ter dado um pequeníssimo contributo para este resultado.

Mas, por outro lado, são notícias que aumentam a minha impaciência quanto aos mandatos de Open Access em Portugal. Espero que em 2009, estes bons ventos de Open Access, que sopram forte de Espanha, cheguem também a Portugal e dissipem as nuvens de inércia e temor infundado que ainda turvam muitas mentes...

2 comentários:

Julio Anjos disse...

1. Parabens ao Movimento Open Access

2. Foste fazer revolução para Espanha e continuas à espera dela em Portugal!!!

Eloy Rodrigues disse...

É bem verdade... Santos da casa... :-(

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.