domingo, 26 de abril de 2009

Portal RCAAP ultrapassa os 20.000 documentos (e outras novidades...)

O portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) acaba de ultrapassar, neste fim de semana em que comemoramos a liberdade, os 20.000 documentos académicos e científicos referenciados. É mais um marco, que revela que o RCAAP continua a crescer significativamente, com a dinâmica criada nas instituições, apesar de não se ter realizado um esforço significativo para a sua promoção e divulgação desde a sua apresentação na 3ª Conferência Open Access, em Dezembro de 2008.

Em cerca de quatro meses o RCAAP passou de pouco mais de 13.000 documentos de 12 instituições, para mais de 20.000 de 14 repositórios. Confesso que, tendo em conta as circunstâncias, este resultado supera um pouco as minhas expectativas.

Por outro lado, ele dá-me esperança que o crescimento do RCAAP vá ganhar ainda maior expressão nos próximos meses. É que, contrariamente ao que se passou nos primeiros dois meses da segunda fase do projecto (que se irá estender até ao final de 2009) em que foi realizado muito trabalho fundamental, mas de "bastidores", a partir de Maio o RCAAP irá ganhar nova dinâmica e visibilidade.

De facto, de Fevereiro a Abril trabalhamos sobretudo na infra-estrutura dos serviços do projecto, na elaboração de documentos estruturantes (condições de funcionamento e de serviço, etc.), na tradução da nova versão das Directrizes DRIVER (cuja revisão estou a tentar concluir hoje), na realização de alguns desenvolvimentos (técnicos) e na preparação de alguns materiais e acções de promoção e formação, na selecção de novas instituições (quatro) que estão a criar os seus repositórios no Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais, mas nenhum deste trabalho se reflectiu ainda na disseminação e atracção do portal RCAAP.

Apenas a partir da segunda quinzena de Maio todo este trabalho terá resultados visívieis, com novos repositórios a entrarem em produção, com uma vasta campanha , e novas ferramentas, de divulgação, promoção e comunicação em torno o projecto e do portal RCAAP, com a integração do RCAAP com outros sistemas de informação... E lá mais para o final do ano, para além de outras actividades de integração com outros sistemas e de promoção e sensibilização para o Acesso Livre e os repositórios, teremos a 4ª Conferência Open Access e uma nova versão do portal RCAAP.

Por tudo isto, estou confiante que 2009 vai ser um ano de grande crescimento e consolidação do RCAAP, e da sua afirmação como uma ferramenta importante do sistema de informação científica nacional.

Mantenham-se atentos...


Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.