quinta-feira, 18 de junho de 2009

10º Congresso da BAD - Mais informação e um apelo!


Esta semana para além do logotipo e a imagem do 10º Congresso Nacional, que decorrerá em Guimarães, em Abril de 2010, a BAD divulgou, através da informação nº 5, os subtemas do Congresso.

Dentro do tema geral "Políticas de informação na sociedade em rede", foram definidos cinco subtemas: “Informação e Sociedade:
  • "Identidade, Cidadania, Coesão Económica e Social”
  • “Políticas e Enquadramento Legal: Interesse Público, Direitos Individuais”
  • "Infraestruturas: Integração, Desenvolvimento, Coordenação"
  • "Conteúdos: Gestão, Acessibilidade, Utilização" “Competências: Literacia da Informação, Formação de Especialistas"

Muito brevemente serão divulgados os textos de apresentação e chamada de trabalhos para os subtemas (terminei ontem, com atraso, o meu contributo para a redacção de um deles), e espero que durante o Verão se estabeleçam novos mecanismos e ferramentas de comunicação entre a BAD e os profissionais de informação portugueses em torno do 10º Congresso.

Mecanismos e ferramentas que divulguem e dinamizem o debate e a comunicação antes do congresso, que difundam os trabalhos do congresso durante a sua realização para além dos muros onde ele decorre, e que contribuam para manter vivo o que lá se passar, depois da sua conclusão.


E como membro da Comissão Científica (que vai reunir este sábado) apelo aos leitores deste blog para apresentarem ideias e sugestões (e também para manifestar a sua disponibilidade para colaborar) sobre esta matéria: como podemos dinamizar o 10º Congresso junto de todos os profissionais portugueses (e para além destes, os colegas dos países lusófonos)? Como fazer do Congreso número 10, o primeiro congresso 2.0?

Espero os vossos comentários, a este post!


P.S. - Entretanto, uma "cimeira" twitteriana entre o rato de biblioteca (que teve a iniciativa) e o cibertecário 0.2, decidiu propor a hashtag #10BAD para se twittar sobre o congresso.

7 comentários:

Luísa Alvim disse...

Excelente Eloy, estava a achar o tempo muito morno para este congresso. Há muito a fazer, a desbravar...

Eloy Rodrigues disse...

Obrigado, Luísa. Vamos trabalhar em conjunto, para dinamizar o Congresso.

Miguel Mimoso Correia disse...

"...apelo aos leitores deste blog para apresentarem ideias e sugestões (e também para manifestar a sua disponibilidade para colaborar) sobre esta matéria: como podemos dinamizar o 10º Congresso ...? Como fazer do Congreso número 10, o primeiro congresso 2.0?"

Aplaudo esta iniciativa. Deixei o meu contributo no blog da BAD norte, onde li este repto. Penso que cheguei a enviar, mas até à data ainda não foi publicado. Caso não seja, voltarei a fazê-lo aqui.

Miguel Mimoso Correia disse...

Como o meu comentário ainda não foi publicado no blog da BAD Norte, aqui segue a minha sugestão.

Julgo que uma boa forma de poder divulgar e agregar toda a informação relativamente ao Congresso da BAD, poderia passar por um mini-site, onde fosse possível juntar todos os serviços 2.0: Vídeos do Congresso (Youtube), Fotos (Flickr), Mensagens em tempo real (Twitter) e criar uma página de fãs no Facebook, uma vez que já muitos bibliotecários aderiram a esta rede social. Mais, um site permitiria também a divulgação em imagem dos posters e comunicações. Julgo que isto despertaria alguma atenção da parte dos colegas e seria um excelente meio de divulgação do Congresso, à semelhança do que fez por exemplo a FESABID [ver: http://www.fesabid.org/zaragoza2009/]. Caso existam meios para alojar a página num servidor com MySQL e PHP, poder-se-ia construir uma página em Joomla e ter várias pessoas a contribuir para a mesma. Disponibilizo-me a ajudar na construção dessa página e/ou manter os conteúdos da mesma. É uma questão de se traçar um esboço.

Um outro desafio que aqui lanço, é a de tentar de alguma forma levar o Congresso para o Second Life. A ALA e a Alliance Library System em Illinois já têm uma presença com três anos no SL, e anualmente promovem um congresso sobre mundos virtuais nesse universo. Seria uma outra forma de alargar os horizontes do congresso não só aos colegas portugueses, mas aos demais colegas de língua portuguesa. Poder-se-ia fazer qualquer coisa de interessante neste sentido.

Aguardo notícias.

Eloy Rodrigues disse...

Muito obrigado pelas sugestões Miguel. Vamos tê-las em conta. Estamos a reunir um pequeno grupo de trabalho aqui no Norte em torno da comissão organizadora, mas registei a sua disponibilidade para colaborar, e certamente iremos contactá-lo, nas próximas semanas, nesse sentido.

Miguel Mimoso Correia disse...

Estarei à espera. Vou entrar de férias durante as últimas duas semanas de Julho. Penso que a Luísa Alvim ou o Pedro Príncipe terão o meu contacto telefónico caso necessitem de entrar em contacto comigo, uma vez que não vou ter a net disponível.

Obrigado por considerar as sugestões.

Filipa disse...

Olá a todos, penso que a ideia de levar o Congresso para o Second Life é excelente. Seria uma forma de quebrar as barreiras espaciais e permitir a todos adquirir conhecimentos informais (pois enquanto avatares as pessoas podem comunicar umas com as outras). Pretendo estar presente no Congresso, de qualquer maneira tinha todo o gosto em ajudar na sua concretização no SL.

Filipa Torres
Biblioteca da FMUP

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.