sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um OÁSIS para o Acesso Livre


Foi hoje apresentado oficialmente, durante a 13th International Conference on Electronic Publishing (ELPUB2009) em Milão, aquele que na minha opinião é o melhor recurso (no sentido de ser a primeira escolha) sobre o Open Access.



Trata-se do Open Access Scholarly Information Sourcebook (OASIS), cujos mentores são dois dos mais importantes activistas do movimento de Acesso Livre à literatura científica: Alma Swan e Leslie Chan.


O objectivo do OASIS é constutuir uma fonte de informação de referência e autoridade sobre o conceito, princípios, vantagens e meios para atingir o Open Access, realçando os desenvolvimentos e iniciativas que ocorrem em todo o mundo e fornecendo ligações para recursos adicionais.

Como referem os seus criadores, o OASIS pretende também contribuir para construir uma comunidade em torno do Open Access e, por isso, os utilizadores são encorajados a descarregar e partilhar os recursos que o site fornece, modificá-los e costumizá-los para uso local.

Recomendo portanto a todos os leitores deste blog que matem a sua sede de informação e conhecimentos, teóricos e práticos, sobre o Open Access neste verdadeiro OASIS.

Foi também divulgado um vídeo de apresentação do OASIS que aqui incluo:




Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.