sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nova edição do Ranking Web of World Universities


Foi anteontem divulgada a edição de Julho do Ranking Web of World Universities. Esta edição trouxe várias novidades, porque o Cybermetrics Lab do CSIC (que produz o ranking) introduziu alterações no seu cálculo, no sentido de premiar os "conteúdos abertos" na Web e diminuir o "desvio" provocado pelos motores de pesquisa (Google) a favor dos Estados Unidos.

Assim, vários países (na Ásia, na América Latina e na Europa) viram aumentar o número de Universidades no Top 500 do Ranking. Esse foi também o caso de Portugal.

Ainda não tive oportunidade de analisar detalhadamente os dados desta edição, com os da anterior (mas já guardei os ficheiros Excel para o fazer), mas se não estiver a confundir o meu desejo com a realidade, parece-me existirem indícios de um "efeito RCAAP". De facto, regista-se a subida de todas as universidades portuguesas, mas essa subida é mais acentuada nas universidades que têm repositórios maiores e/ou que progrediram mais depressa (em bom rigor, a maior subida é a da Universidade Católica, que passou da posição 1300 para 490, mas por razões que nada têm a ver com repositórios, e que seria aliás interessante apurar...).

O caso paradigmático é o da Universidade do Porto que progrediu 122 lugares, e que também subiu significativamente no critério "Scholar", cujo repositório passou de menos de 1000 documentos em 2008 antes do RCAAP, para 7222 em 2009.

A Universidade do Minho, progrediu 33 lugares face a Janeiro, ocupando agora a posição 267 a nível mundial, a posição 100 a nível europeu, e a 2ª posição a nível nacional.

Qaunto ao RepositóriUM, que tem continuado a crescer, também subiu no Ranking de Repositórios que foi divulgado alguns dias antes. O RepositóriUM ocupa agora a posição 25 no Ranking de todos os Repositórios e a posição 16 no Ranking dos Repositórios Institucionais.

Mais uma boa notícia antes de férias!

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.