sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nova edição do Ranking Web of World Universities


Foi anteontem divulgada a edição de Julho do Ranking Web of World Universities. Esta edição trouxe várias novidades, porque o Cybermetrics Lab do CSIC (que produz o ranking) introduziu alterações no seu cálculo, no sentido de premiar os "conteúdos abertos" na Web e diminuir o "desvio" provocado pelos motores de pesquisa (Google) a favor dos Estados Unidos.

Assim, vários países (na Ásia, na América Latina e na Europa) viram aumentar o número de Universidades no Top 500 do Ranking. Esse foi também o caso de Portugal.

Ainda não tive oportunidade de analisar detalhadamente os dados desta edição, com os da anterior (mas já guardei os ficheiros Excel para o fazer), mas se não estiver a confundir o meu desejo com a realidade, parece-me existirem indícios de um "efeito RCAAP". De facto, regista-se a subida de todas as universidades portuguesas, mas essa subida é mais acentuada nas universidades que têm repositórios maiores e/ou que progrediram mais depressa (em bom rigor, a maior subida é a da Universidade Católica, que passou da posição 1300 para 490, mas por razões que nada têm a ver com repositórios, e que seria aliás interessante apurar...).

O caso paradigmático é o da Universidade do Porto que progrediu 122 lugares, e que também subiu significativamente no critério "Scholar", cujo repositório passou de menos de 1000 documentos em 2008 antes do RCAAP, para 7222 em 2009.

A Universidade do Minho, progrediu 33 lugares face a Janeiro, ocupando agora a posição 267 a nível mundial, a posição 100 a nível europeu, e a 2ª posição a nível nacional.

Qaunto ao RepositóriUM, que tem continuado a crescer, também subiu no Ranking de Repositórios que foi divulgado alguns dias antes. O RepositóriUM ocupa agora a posição 25 no Ranking de todos os Repositórios e a posição 16 no Ranking dos Repositórios Institucionais.

Mais uma boa notícia antes de férias!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Certificação de qualidade das bibliotecas da U.M.

Terminou, com a realização ontem e hoje da auditoria externa de concessão, o processo inicial de certificação da qualidade ISO 9001:2008 dos Serviços de Documentação e das principais bibliotecas da Universidade do Minho.

Esta foi uma das razões (juntamente com curso FORGEP, de formação de dirigentes da administração pública) pelas quais estive mais de um mês sem escrever neste blog.


Foi um processo muito trabalhoso, mas onde também aprendemos muito! E felizmente terminou bem, pois a entidade auditora não registou qualquer não-conformidade, o que significa que seremos certificados.


Toda a equipa dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, que com o seu trabalho e dedicação garantiu este resultado, está de parabéns!


Eu, estou-lhes grato, cansado e feliz!
 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.