quarta-feira, 21 de outubro de 2009

COAR - Confederation of Open Access Repositories


Participei hoje de manhã, em Gent, na constituição de uma nova organização para a promoção do Open Access: COAR- Confederation of Open Access Repositories.

A COAR, que é um dos resultados do projecto DRIVER, foi fundada por 28 organizações muito representativas e activas no domínio do Open Access, desde universidades europeias, até à Academia de Ciências da China ou a Federação de Repositórios Digitais do Japão, passando pelo JISC do Reino Unido, a CARL do Canadá, ou a SPARC Europe.

Entre os membros fundadores contam-se também a Universidade do Minho, e a FCCN, organizações que representei na assembleia constitutiva, e por quem tive a honra de assinar a constituição da COAR.

A Confederation of Open Access Repositories acabou de nascer, e necessita de se afirmar rapidamente, atraindo mais membros e fortalecendo a sua voz no seio da comunidade e junto das autoridades políticas e outros "actores" no domínio da ciência. Certamente irei escrever mais vezes sobre a COAR neste blogue.
 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.