segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Promovendo o Acesso Livre em Moçambique (e outras notícias em atraso...)



(Desde o meu regresso de Barcelona que não consegui manter o blog em dia... Vou tentar recuperar o tempo e as notícias em atraso...)

Estive em Maputo de 28 a 31 de Julho, numa visita organizada pela Aissa Issak (que é uma das mais activas e esclarecidas bibliotecárias de Moçambique, com quem já me tenho encontrado em várias iniciativas e eventos), e apoiada pela eIFL.net, pela Universidade Politécnica e pela Universidade Eduardo Mondlane. De 28 a 30 de Julho ministrei um curso sobre repositórios institucionais e acesso livre, no qual participaram 30 pessoas.

O curso correu muito bem, num espaço com boas condições e com uma "turma" interessada e atenta, mas o que me deixou mais satisfeito é que dele resultou a ideia de criar um repositório colectivo, para as principais universidades do país, o que me parece uma excelente iniciativa.

No último dia, realizei ainda uma palestra sobre o Open Access, destinada ao público universitário em geral, mas com a esperança de ter alguns membros de reitorias na plateia, o que não veio a acontecer. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre as quais algumas pessoas com cargos dirigentes na maior universidade moçambicana, e também um quadro do Ministério da Educação e Cultura.


Julgo que a palestra foi útil para promover e esclarecer sobre a questão do acesso livre à literatura científica, que é talvez ainda mais relevante num país como Moçambique. Mas a "cereja em cima do bolo" foi que a pessoa do Ministério que assistiu à palestra (e que me interrogou sobre qual seria o custo de montar um repositório) informou posteriormente que o Ministério da Educação e Cultura iria financiar a aquisição do hardware para o repositório.




Como tinha dito publicamente que só voltaria a Moçambique quando já existisse um repositório, parece que felizmente poderei voltar em breve, a esse país que gostaria de conhecer melhor (desta vez não tive tempo para sair de Maputo...).

No dia 31, como só tinha voo ao final da tarde, ainda pude fazer uma visita à Universidade Pedagógica, onde tinha estado em 2000, para rever e cumprimentar a Dalila e o restante pessoal da biblioteca da UP que foram meus alunos nessa altura.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de regressar de Barcelona e ainda antes de partir para Moçambique realizei nos Serviços de Documentação a primeira reunião do projecto para a criação de um portal nacional de literatura científica. Por agora é tudo o que posso escrever...

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Em 20 de Agosto, poucos dias após o regresso de férias, houve uma notícia muito importante: a Comissão Europeia anunciou um projecto piloto para assegurar a máxima disseminação e visibilidade dos resultados da investigação financiada pelo 7th Framework Programm (50 biliões de €), através de um mandato de auto-arquivo. O projecto vai abarcar cerca de 20% do 7th FP (10 biliões de €) em disciplinas como ciências da saúde, energia, ambiente, ciências sociais e tecnologias de informação e comunicação, e os "Grant recipients will be required to deposit peer reviewed research articles or final manuscripts resulting from their FP7 projects in an online repository. They will have to make their best effort to ensure open access to these articles within either six or twelve months after publication, depending on the research area.”


Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.