segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Rumo ao futuro II



Há uns meses assinalei aqui a divulgação da versão beta das especificações OAI-ORE. Agora, registo a disponibilização das versões de produção das especificações e documentos de implementação OAI -ORE, que resultam do trabalho de dois anos do projecto da Open Archives Initiative (OAI), designado Object Reuse and Exchange (OAI-ORE), cujo objectivo foi o desenvolvimento de normas para a identificação e descrição dos designados objectos digitais complexos ou compostos.

De acordo com a Press Release divulgada no passado dia 17, as "normas" OAI-ORE fornecem as fundações para aplicações e serviços que possam visualizar, preservar, transferir, sumarizar e melhorar o acesso às agregações que as pessoas usam na sua interacção diária na Web, incluindo documentos Web com várias páginas, documentos com múltiplos formatos em repositórios institucionais, conjuntos de dados científicos (data sets), etc. As normas OAI-ORE pretendem integrar a emergente Web "machine-readable", a Web 2.0, e a evolução futura da informação em rede.

Como referi há uns meses, o projecto OAI-ORE é portanto um olhar sobre o futuro. Mais do que isso, é um esforço e um impulso para construirmos esse futuro, desde já.

Mas para que as normas OAI-ORE possam ser completamente aplicadas e aproveitadas é necessário que terminemos a construção do presente. É necessário que se crie um corpus mundial de informação científica (literatura e cada vez mais dados científicos) em acesso livre sobre o qual se possa aplicar toda a "inteligência" dos algoritmos, normas e protocolos que fomos desenvolvendo, e todo o fantástico poder computacional das máquinas de que dispomos.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.