quarta-feira, 1 de abril de 2009

O RepositóriUM já está no Twitter



Depois de alguns dias de preparação e afinação (nomeadamente do RSS feed) lançamos e divulgamos hoje a conta do RepositóriUM no Twitter. Esta será mais uma ferramenta para ampliarmos a visibilidade da produção científica da Universidade do Minho. O @repositoriUM irá divulgar os novos documentos que vão ficando disponíveis no RepositóriUM, bem como outras informações sobre o funcionamento do repositório institucional da Universidade do Minho.

Tentei lançar uma discussão sobre a utilização do Twitter em repositórios na lista de repositórios britânicos. Aparentemente só a Universidade do Southampton já o usava desde Junho de 2008 (@eprintsecs), e portanto não há ainda muita experiência e resultados para analisar. Mas talvez o tema se torne mais popular: pelo menos já chegou ao blog do Peter Suber Open Access News: Twitter channels for OA repositories.

O balanço das primeiras horas do Twitter do RepositóriUM é positivo (38 followers), mas ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão.

Este é apenas o primeiro passo que estamos a dar, nos Serviços de Documentação da UM, no sentido de incorporar as ferramentas 2.0 no contacto com os nossos utentes e nos serviços que disponibilizamos. Mais novidades virão, provavelmente no início do próximo ano lectivo...

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.