segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Campanha de divulgação do RCAAP

Está a decorrer, desde o dia 14 de Setembro, uma campanha de divulgação do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto, e em particular do seu portal de pesquisa. A iniciativa, prevista no plano de trabalho para este ano, é indispensável para dar maior visibilidade ao projecto, contribuindo também para a afirmação e consolidação não apenas do RCAAP, mas de todos os repositórios portugueses que lhe estão associados. Esta campanha serve também para divulgar o vasto trabalho, muitas vezes silencioso e invisível, que a equipa do projecto realizou ao longo do ano.

A campanha compreende três tipos de iniciativas e acções: a distribuição de vários materiais de divulgação e merchandising (cartazes, folhetos, tapetes de rato, canetas), a realização de diversas iniciativas nas instituições participantes, e uma campanha na Web, que será o ponto central de toda a estratégia.

A campanha na Web, para além de outras iniciativas como a criação de vídeos, e a promoção da visibilidade do RCAAP e dos repositórios nacionais nos directórios e motores de pesquisa, terá uma forte componente de utilização de ferramentas Web 2.0, mas contará também com um banner no Ciência Hoje. Nesse sentido, foi já criado um blog do RCAAP, uma conta no Facebook, e uma conta no Twitter, que irão ser dinamizados por todos os participantes.

Faremos um primeiro balanço dos resultados desta campanha de divulgação durante a conferência Open Access, em Novembro.


Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.