domingo, 13 de setembro de 2009

OPEN ACCESS IN PORTUGAL - Estudo sobre o OA produzido pelo RCAAP

















Depois de mais de um mês ausente deste espaço, vou hoje confirmar a velha máxima "não há fome que não dê em fartura", realizando vários posts.

Os primeiros serão para divulgar trabalho realizado no âmbito do RCAAP e terminado em final de Junho, mas que ainda não foi amplamente divulgado. É o caso do estudo "Open Access in Portugal: A state of the art report".

O relatório descreve a situação actual (Junho de 2009) do Open Access em Portugal, e apresenta um panorama completo sobre as iniciativas nacionais relacionadas com o OA. O documento é um dos executáveis do projecto RCAAP mas está também relacionado com a iniciativa SELL (Southern European Libraries Link), que pretende avaliar a situação do Open Access nos países do sul da Europa e posteriormente implementar um conjunto de acções nos países SELL (Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia) para promover o Acesso Livre à informação científica. Aliás isso explica o facto do relatório ter sido redigido em inglês.

O texto completo do estudo pode ser obtido aqui no site do projecto RCAAP.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.